Solução integrativa da ADX resulta em benefícios para o setor de TI da Celi

A EMPRESA

A Celi é uma empresa em busca constante pela otimização dos processos na construtora. Em seus 48 anos de atuação mantém o vigor investindo em inovações tecnológicas responsáveis por dinamizar as atividades tanto nos escritórios quanto nos canteiros de obras. Dessa maneira, seu quadro de colaboradores passa sempre por capacitações técnicas para continuar alcançando o sucesso já conhecido pelo compromisso com os prazos de entrega e pela alta qualidade dos produtos.

A seriedade da empresa vai desde uma construção particular a uma obra pública. Sendo assim, dirige seus investimentos para qualificação do corpo da empresa com o intuito de atingir resultados de excelência. Desde 1968, a construtora investe constantemente em novas tecnologias e por este motivo buscou a ADX para aprimorar seu funcionamento interno, acelerar processos e solucionar um desafio em EPM – Enterprise Project Management. Segundo Cristina Castro Souza, gerente de Tecnologia da Informação, o que levou a Celi a utilizar os serviços da consultoria foi o fato de “a ADX demonstrar ser especialista com cases de sucesso em implantação da solução EPM”.

ESTRATÉGIA

Para a Celi foi desenvolvida uma solução diferenciada, desenhada após reuniões com os gestores e a diretoria para compreensão exata da necessidade da construtora a partir do cenário apresentado. A empresa possuía sistemas que eram utilizados separadamente mas que precisavam ser unificados para oferecer maior agilidade e qualidade na performance.

A ADX, então, recomendou o desenvolvimento de uma camada de software intermediária, que teria a função de ler o trabalho desenvolvido nos sistemas já existentes, Proteus (TOTVS) e SAP, e transferir todas as informações para o Project Server, solução EPM sugerida e implantada para melhorar a agilidade da construtora. Assim “todo o avanço físico que o engenheiro faz, ele implanta aqui e depois essa camada de software inteligente organiza e exporta o dado para SAP de novo, resolvendo o problema”, explica Adgenison Santana, Diretor de Negócios da ADX.

A consultoria geriu todo o projeto e implantação da solução EPM, realizando simultaneamente o treinamento da equipe em Project, além de contar com auxílio de uma empresa parceira que desenvolveu a camada de software.

“Nossa satisfação maior é conseguir criar soluções personalizadas que utilizem a tecnologia para otimizar a gestão. Acreditamos que, com a camada intermediária de software capaz de integrar os sistemas que a Celi já possuía, conquistamos algo muito maior, promover a melhoria de performance do corpo gestor. E, por isso, estamos muito orgulhosos, afinal, conseguir resolver os problemas do nosso cliente é o que nos move e isso foi alcançado com este projeto”, enfatiza Adgenison Santana da ADX.

IMPLEMENTAÇÃO

A implementação ocorreu no período de um ano e, de acordo com a gerente da Celi, “foi bastante complexa porque além da implantação da solução EPM estávamos criando uma solução customizada, uma camada de integração entre o MS Project, o TOTVS e o SAP”.

As estratégias desenvolvidas para a Celi, de implementação do Project Server mais a camada de software desenvolvida para integrar os sistemas já existentes (TOTVS, SAP e MS Project) foram nomeados pela empresa de UniProject que “automatizou o planejamento físico da obra versus o planejamento financeiro, facilitando a execução da função da atividade”, explica Cristina Castro.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS

O maior benefício foi a “centralização das informações dos projetos. Todas as informações que representam o andamento físico, o custo e a receita em uma obra poderão ser descritas na solução UniProject” ressalta a responsável pelo setor de Tecnologia da Informação.

Sendo assim, a solução implantada permite uma visão ampla de todos os níveis de planejamento e seus objetivos estratégicos. Também é possível observar “o bom andamento e a articulação das atividades, além de relatórios e painéis de controle no aspecto financeiro, gerencial e físico”, finaliza Cristina Castro, da Construtora Celi.