Equipe do SENAC SE

SENAC Sergipe implanta Plano Diretor de Tecnologia assessorado pela ADX

O SENAC é uma instituição de educação profissional que há quase 70 anos em Sergipe capacita e aperfeiçoa jovens e adultos para experiências no mercado de trabalho. Instituição que procura sempre estar à frente buscando modernização e atendendo à necessidade de capacitação qualificada, o SENAC resolveu investir internamente para melhoria da gestão de processos e da tecnologia.

“A empresa sentiu necessidade de buscar um instrumento de gestão da área de TI pois acredita ser fundamental para gerar investimentos e atualização tecnológica”, explica Marcos Barreto, Gerente da DDI. Na instituição, todos os recursos e processos da área de TI servem para prover a informação necessária para que os processos de negócios alcancem os objetivos estabelecidos. Sendo assim, foi desenvolvido pela ADX o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, um verdadeiro raio X muito preciso da área de tecnologia do SENAC, passando por equipamentos, sistema, segurança, equipe, entre outros agentes impactantes ao processo. A partir daí, foi realizada minuciosamente uma análise que tem como resultado um diagnóstico do posicionamento atual.

Em seguida, foi implantado um comitê gestor, para discussão dos problemas e das necessidades da instituição, e finalmente definidas as prioridades. A ADX desenvolve um projeto onde apresenta os levantamentos de estimativas financeiras para solução das demandas definidas, então o comitê estabelece os custos com base nos pontos relevantes apresentados sobre cada estimativa, de maneira objetiva e precisa, com consciência sobre a tomada de decisão.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação é muito útil para o gestor de TI e igualmente positivo para a diretoria financeira. Pois, o diretor financeiro passa a ter conhecimento pleno dos investimentos tecnológicos que serão necessários para os próximos 3 anos com ações e projetos a serem executadas. Dessa maneira, a ADX estabelece transparência nas relações, proporcionando segurança na gestão.

O Gerente da DDI, Marcos Barreto, explica sobre a expectativa de implantação do projeto no SENAC: “A intenção é transformar esse plano em fatos e ações reais a curto e a médio prazo, pois o PDTI é um instrumento para nos nortear nos investimentos financeiros e na adequação tecnológica da nossa empresa nos próximos 3 anos”.

O Diretor Regional, Paulo Eirado, também descreve a satisfação na entrega do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e os passos a serem seguidos posteriormente: “O PDTI é um documento muito bem construído e aplicável, com certeza, vai nos orientar nos próximos passos. Agora, é partir de fato para execução, superar as deficiências detectadas, principalmente as questões de segurança sobre as quais não tínhamos percepção. Essa documentação sem dúvida vai agregar muito ao SENAC, não só no sentido da agilidade, mas acima de tudo da infraestrutura e das condições de ter uma rede que efetivamente seja segura e ao mesmo tempo com alta disponibilidade”.

A partir da entrega do PDTI ao SENAC, tem início o monitoramento do processo, para identificação dos ajustes quando necessário e da avaliação dos resultados. E a instituição pode ficar tranquila, pois a ADX realiza toda a assessoria de implantação para evitar ruídos e otimizar a performance.