Gestão estratégica da FMA contará com software

Para continuar como uma instituição reconhecida pelo seu bom desempenho ambiental enquanto acompanha o desenvolvimento tecnológico global, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) acaba de adquirir direitos de uso da Plataforma Channel.

Desde segunda-feira, 28, que equipe da FMA participa, em Aracaju (SE), de capacitação sobre as possibilidades provocadas por esse software. Divido em módulos, o encontro acontece até quinta-feira, 31, com a participação da diretoria e membros estratégicos de gestão da Fundação. O momento introduz uma ferramenta que é capaz de promover o alinhamento das operações e projetos da FMA ao seu planejamento estratégico, atuando como um suporte técnico ao conselho gestor.

A ferramenta Channel, que trata sobre planejamento, projetos – incluindo programas e portfólios – e operações, irá auxiliar a equipe a direcionar as ações. Para o diretor-presidente da FMA, João Carlos Borges, estruturar dinâmicas e práticas diárias para consolidar seus mecanismos de planejamento e projetar essas informações em um ambiente virtual completo, facilita o alinhamento.

“Ao adquirir ferramentas que dão suporte metodológico às nossas atividades, caracteriza mais um passo dado rumo ao cumprimento da missão da FMA em sintonia com a qualidade e alinhamento dos processos institucionais”, acredita Borges, completando que a ideia é tornar o uso do software aplicável ao dia a dia.

De acordo com o consultor de negócios da ADX Gestão e Tecnologia, Lucas Fontes da Silva, o Channel utiliza conceitos metodológicos e melhores práticas reconhecidas internacionalmente, como o Balanced Scorecard (BSC) para o âmbito estratégico e o Project Management Body of Knowledge (PMBOK GUIDE®) no segmento de projetos. “Hoje estou apresentando o módulo de estratégia, capaz de cadastrar e acompanhar todo o ciclo de um planejamento estratégico institucional ou setorial, passando por objetivos estratégicos, indicadores, metas e iniciativas. Ainda podemos fazer o link dos projetos com a estratégia fazendo a associação dos projetos aos objetivos estratégicos”, afirma o consultor de negócios.

Já durante a quarta-feira e quinta-feira, 30 e 31, o consultor de tecnologia e gestão da ADX, Hiram Costa-Silva, expõe sobre a metodologia de gerenciamento de projetos da FMA. “Há dois meses que trabalhamos em conjunto com a diretoria da Fundação para desenvolver um padrão para gestão de seus projetos com o intuito de nivelar os conceitos e integrar com a parte estratégica”, relata Costa-Silva, lembrando que a iniciativa propõe transparência, fornece estimativas reais dos processos e dá mais qualidade nos quesitos tempo, custo e escopo por também automatizar e padronizar as informações.

O software

A Plataforma Channel é um software corporativo que promove o alinhamento das operações e projetos de uma instituição ao seu planejamento estratégico, proporcionando um ambiente completo e unificado de apoio à gestão. Esta promoção é feita por meio de boas práticas reconhecidas pelo mercado. Pensado desde sua concepção para o ambiente web, o Channel é dividido nos seguintes módulos: Estratégia, Portfólios, Projetos, Operações e Colaboração. Ele é também uma ferramenta integrada e customizável de acordo com nível de maturidade e necessidades da instituição.

Ascom Mamíferos Aquáticos – por Raquel Passos