Luiz Cláudio

Consultoria da ADX para Jotanunes estabelece nova cultura de gestão entre colaboradores

A EMPRESA

Há 29 anos no mercado de construção civil, a Jotanunes Construtora vem demonstrando o seu potencial de crescimento com uma gestão que investe em melhorias em tecnologia e em gerenciamento de processos. A empresa compreende que foi necessário “buscar uma consultoria por entender que uma visão externa é muito importante para a empresa”, explica Luiz Cláudio Alves de Souza, Diretor Técnico da Jotanunes. Por este motivo apostou na ADX por sua experiência em gestão e pelo conhecimento de mercado para aumentar o potencial da empresa e estimular a equipe da construtora a crescer sempre mais.

ESTRATÉGIA

As estratégias utilizadas para Jotanunes foram iniciadas com o desenvolvimento do planejamento estratégico. Posteriormente, aconteceram as RAEs – reuniões de análise estratégica dos indicadores da performance corporativa com as equipes técnica, administrativa e da diretoria. Além disso, foram instituídas reuniões de análise setoriais prévias às RAE’s para alinhamento das equipes.

Há dois anos que a ADX realiza a revisão do planejamento estratégico corporativo da Jotanunes e acompanha todas as reuniões com fins estratégicos para monitoramento dos setores e, consequentemente, para o desenvolvimento saudável da empresa. Para dar apoio à gestão foi realizada a implantação do software Channel, que organiza e otimiza a performance de projetos, portfólios e operações, acoplando todos esses itens. O Channel torna possível visualizar como estão as estratégias, não apenas com base no que foi planejado, mas também com base na execução das atividades, possibilitando avaliar o planejamento, o desempenho e alcance de metas.

Por fim, também foi realizada a capacitação com acompanhamento para utilização do Channel, sempre com foco na autonomia da equipe para continuidade aos processos ao final da consultoria.

IMPLEMENTAÇÃO

O Diretor Luiz Cláudio explica que “a implantação foi na verdade um processo para instaurar nas pessoas uma cultura de gestão. Pois, com o passar dos anos, a Jotanunes cresceu muito, tendo cada vez mais atividades a serem cumpridas, sem o tempo necessário para iniciar um processo de gestão organizado dentro da empresa. Sendo assim, a ADX foi fundamental trazendo metodologia e ferramentas capazes de monitorar a equipe e cuidando também dos processos envolvidos. O mais importante foi despertar na equipe o comprometimento com os objetivos da empresa e também com a gestão das atividades individuais”.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS

O benefício principal foi estabelecer na empresa uma cultura de gestão, desde a presidência até a gerência de obra, alcançando inclusive os mestres encarregados. A ADX realizou a implantação de indicadores e metas, visíveis a todos, possibilitando o monitoramento constante. “No primeiro momento existem dificuldades, as pessoas não gostam muito de serem cobradas, mas em seguida foi percebido que isso estimulava a equipe. Essa mudança foi muito importante para a empresa pois possibilitou a gestão à vista e todos, desde a presidência até a gerência júnior, passaram a ter a capacidade de avaliar os processos e contribuir com o desenvolvimento”, constata Luiz Cláudio.

O resultado alcançado foi muito bem avaliado pela Jotanunes, ocasionando a renovação do contrato de planejamento estratégico por mais 2 anos consecutivos.

“O que me impressionou muito e acho mais importante é que a ADX, apesar de não ser uma empresa do setor de construção civil, entendeu muito bem o que precisava ser implementado e conseguiu traduzir isso nas atitudes e nas ações que ela propôs. Então, o processo de gestão implantado, tanto em relação aos processos como às ferramentas de TI, foi bastante aderente à nossa necessidade, e esse foi o principal ganho. Mesmo sem ser uma empresa do setor, mostrou maturidade e eficiência para resolver nosso problema”, ressalta o Diretor Técnico da Jotanunes.