Consultoria da ADX implanta PMO Corporativo e plataforma Channel no Grupo Tiradentes

Padronizar as operações, melhorar a capacidade de planejamento e alocação dos recursos, ter acesso rápido a informações precisas, diminuir a necessidade de reestruturação, reduzir o número de reuniões, proporcionar operações mais eficientes e eficazes, além de possibilitar a priorização realista das tarefas. Todos esses benefícios do PMO Corporativo encaixavam-se perfeitamente nos planos do Grupo Tiradentes. Assim sendo, no fim do ano 2013, por intermédio da consultoria da ADX Gestão & Tecnologia, o grupo investiu na estruturação do PMO (Project Management Office) corporativo e na aquisição da plataforma de gestão Channel.

 

Inicialmente foram selecionados para acompanhamento 11 projetos, seis estratégicos e cinco departamentais. Diante do resultado da fase preliminar, as expectativas por parte do diretor de Inteligência Competitiva do grupo, Domingos Sávio Alcântara Machado, são bastante animadoras. A plataforma Channel está promovendo o alinhamento dos projetos da instituição ao seu planejamento estratégico, proporcionando um ambiente completo e unificado de apoio à gestão.

Trata-se de uma ferramenta integrada e customizável que proporcionou melhoria na comunicação, no estabelecimento de responsabilidades e funções em torno dos processos, reunião das informações importantes em um único local, de forma segura e controlada, assim como o gerenciamento dos mapas estratégicos e a aplicação das diretrizes no dia-a-dia da empresa, possibilitando o acompanhamento dos principais indicadores.

Cenário anterior

 “A necessidade da criação do escritório de projetos partiu do planejamento estratégico no qual definimos as ações e objetivos do Grupo para os cinco anos subsequentes. Precisávamos de uma metodologia para acompanhar os projetos estratégicos, assim como os departamentais. A ADX nos apresentou a plataforma e achamos realmente muito interessante, dado o grau de aderência à forma como gostaríamos de trabalhar”, explicou ele.

 

A implantação surpreendeu tanto pelo tempo recorde com que foi realizado pela ADX, quanto pelo atendimento aos requisitos definidos pelo cliente. “A ADX implantou a ferramenta, ajudou na capacitação do nosso pessoal e desenhou, em conjunto com a nossa equipe, a metodologia personalizada para o escritório de projetos”, relata Domingos.

 

A analista de Inteligência Competitiva Greice Matos, que está à frente do Escritório de Projetos, é testemunha das mudanças já promovidas pelo investimento. “Os ganhos foram muitos”, garante. Ela ressalta que um dos principais diz respeito aos indicadores. “Com eles, conseguimos visualizar quais as atividades que tiveram impacto maior no atingimento das metas. Assim, temos um controle maior dos custos. Podemos calcular quanto o meu colaborador disponibiliza de tempo para executar a determinada tarefa”, afirma.

 

Quanto à receptividade da equipe, não ocorreram contratempos. “O lado bom das mudanças conseguiu vencer qualquer estranheza inicial. Antes utilizávamos planilhas em Excel e relatórios em Word. Agora usamos o sistema. Tem sido um grande aprendizado porque o sistema é bem detalhista, solicita informações que antes só tínhamos na teoria”, analisa Greice.

 

Impacto

Depois desse minucioso período de planejamento, os projetos organizados pelo PMO têm o início da implantação agendada para a primeira semana de agosto. Alguns deles irão impactar não apenas na unidade Aracaju do Grupo, mas também na de Alagoas, Pernambuco e demais pólos de educação.

 

Os principais beneficiados com esse conjunto de ações serão os estudantes e os colaboradores internos, que contarão com uma reestruturação dos serviços prestados pelo grupo e com uma política de crescimento profissional. Ao final, as consequências acabarão recaindo também sobre a sociedade, que se beneficia dos trabalhos de extensão.

 

Ao dar todas essas informações, Greice deixa transparecer um orgulho do trabalho que vem desenvolvendo no Grupo desde que era estudante da Universidade Tiradentes. “Fui estagiária e depois de me formar continuei como funcionária. Estou fazendo carreira. Temos possibilidades muito boas de crescimento profissional”, declara ela sendo testemunha incontestável da valorização dos funcionários do Grupo.

 

Referências

Diante da satisfação com os resultados, Domingos rende elogios à ADX. “Recomendo o trabalho da ADX. Todos os consultores da empresa são bastante profissionais. Assumiram o projeto entendendo exatamente o que queríamos, personalizando as ferramentas de acordo com as nossas atividades para que nossos objetivos fossem alcançados com êxito”, garante o diretor que já renovou contrato com a empresa a fim de que o início da implantação dos projetos sejam acompanhados de perto pela consultoria.