Com Channel implantado pela ADX, ITP ganha eficiência na gestão de indicadores e projetos

Uma instituição promotora da ciência e do Desenvolvimento Tecnológico, por meio de pesquisas e prestação de serviços especializados, que conta com 15 laboratórios tecnologicamente atualizados, no qual trabalham cerca 34 pesquisadores doutores em diversas áreas do conhecimento e com reconhecimento de excelência nacional e internacional, precisa, inegavelmente, de uma eficiente ferramenta que favoreça o trato das informações provenientes das pesquisas científicas e prestação de serviços realizados. O cenário descrito diz respeito ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

Diante do quadro, a contratação dos serviços da ADX Gestão & Tecnologia teve como missão contribuir para mudar os rumos dessa história, dotando o ITP de capacidade gerencial eficaz na condução dos diversos projetos que executa ou coordena.

Situado nas dependências da Universidade Tiradentes – Unit –, o ITP atua fornecendo infraestrutura para os projetos de pesquisa científica e prestação de serviços tecnológicos nas áreas de Engenharia de Processos, Saúde e Ambiente, Biotecnologia que careciam de uma atualização nas formas de processamento de toda a documentação produzida pelas pesquisas, como atesta Cleverton de Santa Rita, Gestor do Escritório de Projetos do ITP. “Utilizávamos ferramentas tradicionais de monitoramento e controle para realizar o acompanhamento dos diversos projetos de pesquisa científico-tecnológica, além dos projetos institucionais celebrados com empresas”, relata ele.

Diante da demanda, a ADX sugeriu a implantação do Channel para gestão de indicadores e projetos, além da capacitação para a equipe gestora. Convencidos de que a solução se encaixaria às necessidades da instituição, a diretoria deu o aval para a equipe da ADX entrar em cena para executar os projetos que, atualmente, já apresentam os primeiros resultados positivos.

Os detalhes desse importante trabalho de gestão da informação foram dados por Cleverton, em uma entrevista concedida via e-mail. Nela, o gestor do Escritório de Projetos do ITP deixa clara a sua satisfação pelo serviço prestado pela ADX e explica os motivos da escolha da ferramenta Channel e fala sobre a receptividade da equipe. Leia abaixo e saiba mais sobre esse case de sucesso da ADX:

– Qual foi a demanda que motivou o instituto a requisitar os serviços da ADX?

Cleverton: O Instituto de Tecnologia e Pesquisa utilizava, para acompanhamento dos diversos projetos de pesquisa científico-tecnológica que os pesquisadores conquistavam, além dos projetos institucionais celebrados com empresas, ferramentas tradicionais de monitoramento e controle.

– Fale sobre a escolha pela implantação do Channel.

Cleverton: A ferramenta se mostrou de fácil uso, bastante abrangente e potencialmente promissora para solucionar as nossas necessidades. Com ela, podemos prestar melhores serviços de acompanhamento dos projetos dos clientes internos e externos. 

– Quais os benefícios que a solução trouxe para o ITP?

Cleverton: Ela está em fase de consolidação. No momento, temos dois grandes projetos sendo pilotados. Nosso pessoal está se familiarizando, sendo a expansão do uso um processo natural.

– Como foi feita a capacitação em gestão de indicadores e projetos?

Cleverton: Por meio da imersão parcial, deslocamos nossa equipe de Gestores e Técnicos para um treinamento de quatro horas diárias. Durante cerca de cinco dias, a equipe da ADX ministrou o treinamento conceitual (Fundamentos da Gestão de Projetos) e prático, assim como aplicou exercícios na ferramenta.

– Quais as principais mudanças na dinâmica da empresa trazida pelos projetos?

Cleverton: Estamos em fase de consolidação. Os projetos que estão rodando estão sendo acompanhados adequadamente. É simplesmente uma questão de tempo para usufruir do domínio dos usuários sobre a ferramenta  e de todo o benefício advindo deste conhecimento.

– Como foi a recepção da equipe?

Cleverton: Excelente. Todos se surpreendem com a funcionalidade e potencialidades da ferramenta.

– De que modo está estruturado o ITP atualmente?

Cleverton: Devido ao grande crescimento do volume de projetos conquistados, recentemente, estruturamos o Escritório de Projetos a fim de prover suporte administrativo às atividades nas áreas de Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoal, Gestão de Prazo, Custo e Qualidade e Gestão Administrativo-financeiras (do orçamento à prestação de contas). Na área técnico-científica, atuamos fortemente em Monitoramento Ambiental (análises e soluções tecnológicas em água, efluentes industriais, resíduos diversos). O Laboratório de Estudos Ambientais – LEA – é acreditado pelo INMETRO na NBR ISO 17025/2005, o que assegura processos continuamente monitorados para preservar a qualidade dos ensaios laboratoriais realizados. Ainda atuamos nas áreas de Análise em Alimentos (Microbiologia, Análise Sensorial, dentre outros), Biotecnologia Industrial, Saúde, Engenharia (petróleo, biocombustíveis, energia solar), dentre outros. Para tanto, contamos com pessoal e tecnologia própria (equipamentos para diversos tipos de ensaios), além de autonomia de gestão.

– Por que a escolha da ADX para executar o projeto?

Cleverton: A ADX apresentou vantagens competitivas em relação à concorrência.

– Como avalia o serviço prestado pela ADX?

Cleverton:  Muito bom. Trata-se de um time cordial, comprometido com os resultados e flexível às necessidades do cliente.

– Há outros projetos previstos a serem executados pela ADX?

Cleverton: Sim. Estamos muito satisfeitos com os trabalhos prestados pela ADX até aqui. Neste sentido, a empresa será nossa parceira preferencial quando pensarmos em soluções para os nossos processos.

 

Conheça o Channel e saiba como ele pode ajudar a sua empresa

A Plataforma Channel é um software corporativo que promove o alinhamento das operações e projetos de uma instituição ao seu planejamento estratégico, proporcionando um ambiente completo e unificado de apoio à gestão. Esta promoção é feita por meio de boas práticas reconhecidas pelo mercado.

  • Trata-se de uma ferramenta integrada e customizável de acordo com nível de maturidade e necessidades de sua empresa, proporcionando:

  • A melhoria na comunicação, disponibilizando a informação certa à pessoa certa;

  • O apoio à governança, com o estabelecimento flexível de papéis, responsabilidades e funções em torno dos processos, em todos os níveis de gestão;

  • A reunião de todas as informações importantes sobre os negócios da organização em um único local, de forma segura e controlada;

  • O gerenciamento de mapas estratégicos e aplicação das diretrizes no dia-a-dia da empresa, acompanhando os principais indicadores;

  • O apoio de forma estruturada ao processo decisório do portfólio de projetos, garantindo o gerenciamento e a seleção de projetos alinhados à sua estratégia, desde poucos empreendimentos até carteiras complexas;

  • A gestão dos empreendimentos e projetos da organização baseada nas melhores práticas do gerenciamento de projetos e uso de ferramentas completas e colaborativas – aderentes às mais modernas práticas disponíveis no mercado, como o PMBOK, SCRUM e GPD;

  • A estruturação, desdobramento, atualização e controle das diretrizes e objetivos da estratégia, alinhados à inovadora metodologia do BSC (Balanced Scorecard);

  • A colaboração, fazendo com que todos os participantes da cadeia de gestão envolvam-se no processo;