ADX proporciona melhoria na gestão de projetos do grupo M. Dias Branco

M. Dias Branco, um conglomerado de empresas com oito décadas de sucesso. Foi a esse império, que atualmente gera mais de 16 mil empregos diretos em 14 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de 13 unidades de comercialização e distribuição, que a empresa sergipana ADX Gestão e Tecnologia foi requisitada. Esse gigante, líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias, estava à procura de uma empresa de renome para viabilizar a implantação, providenciar treinamento e desenvolver soluções que contribuíssem para ampliar ainda mais a expansão dos negócios do grupo.

Mas a responsabilidade do projeto encabeçado por Rafael Lima, Gerente de Projetos de TI da M. Dias Branco, não foi conferida à ADX por acaso. A empresa foi eleita após ter sido muito bem recomendada por outra empresa do ramo. “Chegamos à ADX por indicação de uma empresa parceira da Microsoft. Procuramos empresas aqui em Fortaleza e não encontramos nenhuma que nos transmitisse credibilidade para executar os projetos que pretendíamos. Ao tomarmos conhecimento da ADX, e após avaliarmos criteriosamente o perfil da empresa, entramos em contato e recebemos a visita da diretoria, que nos transmitiu muita confiança. Posso afirmar que ficamos muito satisfeitos com o resultado”, ressalta Rafael.

O trabalho executado pela ADX na M. Dias Branco envolveu três projetos: o diagnóstico do nível de maturidade do PMO, a implantação da solução Microsoft EPM e o desenvolvimento do sistema de indicadores de projetos. Com isso, as empresas do grupo conquistaram ferramentas que permitem visão global e panorâmica das atividades gerenciais necessárias para que os projetos sejam realizados com sucesso.

Cenário anterior

“Tínhamos necessidade de controlar as atividades executadas e os inúmeros projetos em andamento. Faltavam-nos formas de avaliar o ambiente implantado, precisávamos criar indicadores e otimizar o uso das informações disponíveis”, relata o gerente que dirige algo em torno de 60 projetos, simultaneamente, no momento.
Para ter visão ampla de tantas atividades, Rafael recorre aos indicadores definidos em conjunto com a ADX. “Eles nos ajudaram a criar indicadores para medir as ações, assim como definir e acompanhar os prazos definidos. Agora temos como analisar quanto de recurso foi empregado nas tarefas e se obtivemos êxito nos nossos objetivos”, frisa ele.

Impacto

Os projetos que passaram a ser desenhados pela tecnologia implantada por meio da ADX são estratégicos para todo o grupo M. Dias Branco. “Tratam-se de projetos de grande importância que, certamente, irão impactar no crescimento da companhia. Ainda não sabemos de quanto será o crescimento do faturamento desse ano, mas adianto que esperamos excelentes resultados”, destaca o gerente de TI.
Além da implantação dos projetos, a ADX realizou treinamento para uso das ferramentas e ofereceu capacitação técnica à equipe que passou a fazer uso da tecnologia contratada. Tal trabalho foi uma experiência bastante enriquecedora para a equipe da empresa sergipana, conforme destaca Adgenison Nascimento, diretor de negócios da ADX. “Trata-se de um dos maiores grupos empresariais do mundo no segmento de massas e biscoitos, posição alcançada por meio de muito trabalho, elevado nível de profissionalismo, gestão e governança corporativa. E, como não poderia ser diferente, possui um corpo técnico altamente qualificado. Dessa forma, não poderíamos deixar de ressaltar o comprometimento e profissionalismo de toda a equipe, fato que contribuiu positivamente para o êxito do projeto”, analisa.

Para Adgenison ter o grupo no rol de clientes da ADX é marca de um trabalho que já conquistou reconhecimento nacional. “A M. Dias Branco é mais um grande cliente, entre os outros que atendemos, que atestam o nosso comprometimento, foco no resultado e capacidade de entrega. Isso só corrobora que estamos preparados para ajudar negócios de diversos segmentos e tamanhos”, frisa ele.

O diretor de projetos da ADX Adriano Lima também rende elogios à M. Dias Branco. “As empresas do grupo já possuíam uma equipe experiente e uma metodologia de gestão de projetos bem defina, sendo necessários apenas pequenos ajustes para reger por completo o planejamento, a execução e o controle de todos os projetos. Os níveis de customização realizados na solução EPM foram altíssimos e com isso conseguimos adequar o software à forma de trabalho do grupo”, relata.