ADX avança na excelência em planejamento orçamentário

 

Manter a alta qualidade dos serviços da ADX é uma prioridade para a consultoria, sempre atenta às novidades para oferecer o melhor aos clientes. Foi com este objetivo que Adgenison Santana, Diretor de Negócios da empresa, participou em São Paulo do curso de “Gestão Estratégica e Novas Técnicas de Planejamento Orçamentário” promovido por empresa especializada em treinamentos e seminários executivos.  O facilitador foi o Professor da USP, Clóvis Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade e Controller de uma multinacional.

As principais ferramentas e metodologias utilizadas no plano orçamentário foram foco do curso incluindo: Beyond Budgeting, Orçamento Base Zero, Orçamento Matricial e Orçamento por Atividades. Clóvis Padoveze, autor de diversos livros na área de controladoria, compartilhou exemplos reais vivenciados pessoalmente em mais de 20 anos de experiência.

A formação proporcionou aos participantes aprofundamento nos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle, discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.

Primordial também para a excelência dos serviços de consultoria em planejamento orçamentário foram as reflexões acerca das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios. Com isso, é potencializada a utilização do orçamento dentro do processo decisório das empresas.

Dentre o público presente, controllers, contadores, gerentes, diretores financeiros e profissionais das áreas de contabilidade e finanças. Adgenison Santana avaliou a sua participação como extremamente produtiva e efetiva para a ADX, afinal “é fundamental, após o planejamento estratégico, a execução de um bom planejamento empresarial de modo a integrar tudo. Todas as peças que compõem um orçamento e impactam na gestão da empresa devem ser consideradas, inclusive este pode ser um critério de avaliação do gestor sobre a efetividade da gestão orçamentária”, considerou.

O diretor de negócios da ADX já retornou a Aracaju e está aplicando os novos conhecimentos aos planejamentos orçamentários dos clientes e também da própria consultoria, já que “o aprendizado é algo inspirador, quanto mais aprendemos, temos vontade de saber ainda mais, utilizando o conhecimento e acompanhando os resultados para adaptar à nossa realidade. Este é o meu processo natural após um treinamento, manter o ciclo de avaliação para melhorarmos constantemente”, finalizou Adgenison Santana.