Adriano Lima recebe certificação Agile Scrum Master da Exin

Os ciclos de vida do projeto podem variar de abordagens adaptativas ou ágeis. Em um ciclo de vida preditivo, as entregas do projeto são definidas no início do projeto e quaisquer mudanças no escopo são gerenciadas progressivamente. Em um ciclo de vida adaptativo ou ágil, as entregas são desenvolvidas em várias iterações, onde o escopo detalhado é definido e aprovado para cada iteração quando ela começa. ”, PMBOK® 6º edição.

 

O Sócio e Diretor de Projetos da ADX, Adriano Lima, recebeu a certificação Agile Scrum Master, posicionando a ADX com distinção entre empresas habilitadas a combinar metodologias de desenvolvimento tradicionais e ágeis em tarefas práticas de projetos. A certificação atesta a competência necessária para implantar, facilitar, treinar e capacitar equipes multifuncionais no framework SCRUM.

A gestão tradicional de projetos descrita em publicações como o Guia PMBOK® já demonstrou globalmente sua importância e contribuição para a melhoria dos processos de gestão, desde projetos de pequeno porte a projetos com milhares de pessoas envolvidas e orçamentos de grandes valores. Entretanto, cada vez mais, a necessidade constante de inovação e agilidade no tempo de resposta das organizações, em relação as demandas de mercado, vem contribuindo para o crescimento exponencial das abordagens ágeis de gerenciamento de projetos.

O Agile Scrum Master ensina como trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo com sucesso. As metodologias ágeis são abordagens populares no desenvolvimento de software e que estão cada vez mais sendo utilizadas em outras áreas. As práticas Scrum incluem o estabelecimento de times multifuncionais e auto gerenciáveis, produzindo uma entrega de trabalho ao final de cada iteração ou Sprint.

Adriano Lima explica que “a ADX entende que o tipo de abordagem de cada projeto depende fortemente das características do seu ciclo de vida. Não existem modelos certos ou errados. O que cabe ao profissional é retirar o melhor de cada um deles para entrega o maior valor aos clientes.”.